Monthly Archives: setembro 2015

RUA DO AMENDOIM EM BH DESAFIA A GRAVIDADE

Quem já viu estranha. Quem não viu não acredita. Na Rua Professor Otávio Coelho Magalhães – a popular Rua do Amendoim –, na capital de Minas Gerais, um carro desligado parece subir a ladeira. A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte não sabe exatamente quantos, mas estima em milhares os turistas que, todo mês, estacionam o automóvel junto à calçada para vê-lo escorregar rampa acima.

 

Explicação ninguém jamais deu. O folclore local fala em depósitos subterrâneos de minérios imantados. Eles atrairiam o veículo, movendo-o. Que nada! A SUPER não quer estragar a brincadeira, mas o mistério é só aparente. Basta atentar para a topografia da região. “O que parece subida na verdade é uma descida”, diz o engenheiro cartógrafo Plínio Temba, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A SUPER levou Temba para verificar o nível da Rua do Amendoim e constatou que ela não é um aclive, mas um declive (veja ao lado). É lógico que os carros deslizem.

 

O que causa a impressão errada? Pura ilusão de óptica. Em geral, olha-se a Rua do Amendoim a partir da sua transversal, a Juventino Dias. Tem-se a impressão de que ela é inclinada porque a Juventino, essa, sim, é uma rampa acentuada. “O engano é só de perspectiva”, diz Temba. Agora que você sabe como o truque funciona, vá lá conferir. É uma ilusão e tanto.

rua do amendoim belo horizonte

Texto: Roberto B. de Carvalho, de Belo Horizonte

Fonte: Superinteressante

5 APLICATIVOS INDISPENSÁVEIS PARA VIAJANTES

Se antes era preciso ter um mapa de papel das cidades que você vai visitar, ou pesquisar com moradores locais os melhores lugares para comer, dormir ou como se movimentar, com a internet, nada disso faz mais sentido. Através dos aplicativos, por exemplo, você consegue essas informações de forma muito mais rápida e precisa na maioria dos lugares em que você estiver.

Confira então essa lista que o bhb preparou com 4 apps indispensáveis para viajantes. Acha que faltou algum? Então conta pra gente nos comentários!

 

– Trip Advisor
O aplicativo reúne dicas de roteiros, hotéis, restaurantes e passeios em diversas cidades e ainda é possível avaliar e ver as avaliações de determinados locais.

 

– Suitcases
Não sabe se colocou tudo que precisa na mala? Esse aplicativo sabe e vai te contar o que é que você não deve esquecer em cada tipo de viagem.

 

Suitcases Suitcases1

 

– Converter Plus
Você não precisa mais decorar o valor de cada moeda e cada medida ao redor do mundo. Esse app de conversão vai te ajudar a fazer os cálculos necessários em questão de segundos!

 

ConverterPlus

 

– CalcuDates

Contando os dias pra aquela viagem especial? Esse app vai ajudar! Calcule facilmente os dias entre datas específicas e se organize melhor para viajar.

 

Calcudates Calcudates1

Agora é só baixar e aproveitar!

ARTE E NATUREZA QUE ENCANTAM

InhotimCréditos da Imagem: Inhotim

A apenas 60km de Belo Horizonte, a cidade de Brumadinho abriga um dos mais importantes acervos de Arte Contemporânea do país, considerado também o maior centro de arte ao ar livre da América Latina: O Inhotim.

De uma maneira fantástica, o local relaciona arte e natureza exuberante em uma área total de 786,06 hectares. O Centro de Arte possui diversas galerias com obras de artistas importantes como Cildo Meireles, Tunga, Vik Muniz, Hélio Oiticica e Ernesto Neto e, em muitas delas, é possível interagir com as obras, o que cria para o visitante uma experiência única.

O jornal The New York Times, em referência ao Inhotim, citou certa vez que “poucas instituições se dão ao luxo de devotar milhares de acres de jardins e montes e campos a nada além da arte, e instalar a arte ali para sempre”.

E adivinhe a origem do nome “Inhotim”! Segundo os moradores de Brumadinho, o local era uma fazenda pertencente a uma empresa mineradora que atuava na região e cujo responsável era um inglês, de nome Timothy – o “Senhor Tim”, que, na linguagem local, acabou virando “Nhô Tim” ou “Inhô Tim”. Não podia ser mais mineiro!

O ingresso para entrar no parque custa R$25 às terças e quintas, R$40 de sexta a domingo e é gratuito às quartas feiras. Mais informações sobre horários de visitação, regras e como chegar, você encontra no site da instituição.

Saiba como chegar.

LOCALIZAÇÃO

 

Av. Cristiano Machado, 3030
Bairro Cidade Nova / CEP 31160-342
Belo Horizonte/MG - Brasil